Novo perfume lançado por Anitta: seria um artigo de luxo ou um veneno para a região íntima feminina?

perfume íntimo da Anitta
Fonte: @Anitta - Twitter

Saiba tudo sobre o novo produto que foi lançado pela cantora Anitta e descubra se ele traz benefícios ou malefícios para as partes íntimas femininas.

Foi nesta semana, final do mês de julho, que Anitta anunciou em suas redes sociais que vai lançar um produto novo. A princípio, trata-se de um perfume íntimo chamado “Puzzy”, que segundo a cantora, foi idealizado com o intuito de lucrar em cima da polêmica gerada em torno da tatuagem feita em sua região anal.

Muito já se ouviu falar em sabonetes e perfumes para as regiões íntimas femininas, porém, para muitos especialistas no assunto e médicos ginecologistas, esses tipos de produtos podem trazer riscos para a saúde da mulher e não são recomendados.

Quais os malefícios do uso do perfume íntimo

Segundo o que a médica obstetra Mariana Lemos Oshiro afirmou em entrevista ao G1, a região da vagina possui um cheiro característico que não tem nada a ver com falta de limpeza. Além disso, o órgão feminino possui um mecanismo automático de limpeza, por isso, não é preciso ser higienizado por dentro.

A especialista recomenda que, para a limpeza íntima da mulher, só é preciso utilizar água e sabão neutro, para que não haja infecções por bactérias ou fungos. Pois, qualquer outro produto pode mudar a flora vaginal e isso poderá deixar o mecanismo de defesa da região danificado.

O cheiro natural do órgão sexual feminino

Para os médicos, além dos perfumes íntimos, até mesmo os sabonetes podem alterar o pH da vagina e o desequilíbrio nesta região poderá fazer com que esta substância fique mais ácida.

O odor natural da região íntima feminina é saudável, porém, se este cheiro estiver mais forte do que o normal, é recomendável que a mulher vá até o médico para obter ajuda. Ou seja, esconder o cheiro ruim não é a melhor opção neste caso.

A mulher precisa procurar ajuda médica também caso tenha outros sintomas como secreções anormais e sangramentos excessivos, ressaltou Oshiro na entrevista.

Quando pode usar esse perfume?
Perfume íntimo
Fonte: Freepik

Em entrevista para o site Purepeople, a médica Viviane Monteiro explicou que o perfume íntimo pode até ser usado, mas apenas em situações de emergência. Ou seja, quando não é possível fazer uma higienização íntima adequada, seja na rua, na academia ou no período menstrual em situações especificas.

Pelo que a especialista afirmou, mesmo usando com todo cuidado, esses produtos requerem atenção, principalmente em relação a sua fórmula.  Afinal, na região íntima feminina, há mais glândulas do que em outras partes do corpo e a ideia de usar perfume ali, não pode ser a de bloquear o suor ou o odor, mas sim, manter apenas um certo controle como alternativa e em último caso.

A médica ainda pontua que, esses perfumes íntimos normalmente são hipoalergênicos e não possuem álcool em sua composição. O que indica que, em todo caso, não são feitos para alterar a microbiota da região.

Para aplicar de forma segura, o perfume íntimo deve ser borrifado de forma indireta na região genital, na virilha e não diretamente na vulva. Por vezes, pode ser aplicado na calcinha ou em uma folha de papel higiênico para higienizar a área.

Esses produtos não são indicados para mulheres em situações pós-cirurgias. Para estes casos, o melhor mesmo é usar apenas o que for indicado por um médico.


Comentários