Nutrição capilar para os fios: receitas e cuidados especiais para diferentes tipos de cabelos

Nutrição capilar
Fonte: Freepik
 

Saiba montar um cronograma de nutrição capilar para hidratar bem os seus fios, sejam eles cacheados, crespos, ondulados ou lisos.

A nutrição dos fios dos cabelos, além de combater o ressecamento, serve para selar as cutículas para preservar a saúde capilar. E isto resulta em mais brilho e leveza, menos pontas duplas ou quebradiças, diminuição do frizz, mais movimento e maciez para as madeixas.

Os cabelos cacheados, crespos e ondulados, diferentes dos lisos, possuem os fios com pequenas ou grandes curvas, que podem ou não serem classificadas como cachos dependendo das suas circunferências.

Os cabelos ondulados possuem os fios em formato de S e não formam espirais, enquanto os em formato de mola, formam os cachos.

Por serem tão diferentes e sua forma ou espessura, cada tipo de fio precisa de um cuidado especifico, porém, todos eles necessitam de um tipo de nutrição para que fiquem bonitos e sedosos.

Nutrição capilar para todos os tipos de cabelos

A nutrição capilar deve ser feita sempre que os fios estiverem precisando de nutrientes. Uma falta que pode ocorrer devido ao uso excessivo de químicas, excesso do uso de calor no cabelo, como o que ocorre com o uso da chapinha ou do secador, o uso de tintas, entre outras coisas.

Todos os tipos de cabelos necessitam de um cronograma de nutrição, que serve para hidratar e reconstruir os fios. Para isso, basta seguir alguns passos:

  1. Lave o cabelo com um shampoo de qualidade;
  2. Passe uma máscara de hidratação em cada mexa do cabelo;
  3. Deixe agindo o quanto quiser, entre 20 a 40 minutos;
  4. Enxague o cabelo;
  5. Aplique um condicionador, deixe no cabelo por uns 3 minutos e lave.

O cronograma deve ser repetido a cada quinze dias e serve também para cabelos oleosos.

Para os cabelos cacheados
cabelos cacheados
Fonte: Freepik

O processo de nutrição capilar deve ser feito de forma parecida nos cabelos cacheados. Sendo que, estes fios são mais propensos ao ressecamento, por isso, o procedimento pode ser turbinado com outros produtos que ajudem a umidificar e a devolver mais nutrientes para os cachos.

Além dos produtos feitos especialmente para os cabelos cacheados ou crespos, se pode usar e abusar também dos óleos naturais, como o de abacate ou de coco, que oferecem uma hidratação mais profunda para os fios, que estejam mais porosos.

Para finalizar a nutrição, utilize um creme de pentear, com os cabelos ainda úmidos. Assim, será criado um escudo contra o calor e o vento, depois, basta finalizar com um silicone, desde a raiz até o cumprimento dos fios, sem enxaguar.

umectação dos cabelos
Fonte: Freepik

Como fazer uma umectação nos fios

Se preferir usar mais produtos naturais nos cabelos para obter melhores resultados, escolha fazer uma umectação nos fios, utilizando também os óleos de semente de uva, de argan, ricínio ou outro.

Para fazer o procedimento, antes de se deitar para dormir, aplique o óleo de sua preferência nos fios secos, mesmo se o cabelo não estiver limpo. Depois, basta prender com um tecido macio, pode ser uma camisa ou outro pano de algodão, só para não formar frizz.

O óleo pode ficar no cabelo a noite toda ou por no mínimo duas horas, antes de ser retirado.

Se preferir, aqueça o óleo no fogão ou no micro-ondas antes de aplicar no cabelo. Porém, se fizer dessa forma, deixe agir nos fios por 40 minutos e depois enxague, aplique um condicionar e lave novamente.

O resultado na umectação será a obtenção de fios mais brilhosos e as pontas mais bem seladas. Além disso, o cabelo fica cheio de vida e de movimento.



Comentários